Quinze telas com retratos feitos de carvão e grafite embelezam o Saguão Josaphat Marinho, na entrada principal da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na Exposição Retratos, do artista plástico Luciano Santos, a última do ano na Casa Legislativa, quem passa pelo local se encanta com a semelhança das obras, que retratam as imagens de casais, de profissionais da imprensa baiana, funcionários da ALBA e da representação clássica de Jesus Cristo.
Conforme explicou o artista, o processo de elaboração das obras é iniciado com uma tela em branco e uma fotografia qualquer. A imagem passa pela quadriculação, e na mesma proporção, o artista quadricula a tela em uma técnica conhecida como ampliação direta. Depois do desenho esboçado, é necessário colocar sombra e volume na peça, trabalhada com carvão nas partes mais escuras, e lapidada com grafite nas mais claras, sendo que em alguns casos, é utilizada tinta acrílica para os detalhes de maior precisão.
“A expressão em preto e branco deixa a obra mais artística. As pessoas prestam mais atenção. É exatamente isso que me encanta”, revela Luciano.
Segundo o artista plástico, o preto e branco faz uma alusão aos tempos de criança, em que os seus cadernos tinham mais desenhos do que anotações. Hoje, com 47 anos, Luciano Santos conta que sempre esteve em contato com a arte, desde a época em que sua mãe desenhava em folhas de papel em branco e em toalhas de prato.
Durante parte da sua vida de artista, Luciano utilizou a arte como vetor de transformação social. Foi professor da disciplina desenho e pintura na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) por 16 anos, quando contribuiu da sua maneira para a ressocialização dos jovens. Há dois anos, montou um ateliê no bairro de Castelo Branco, onde, além de desenvolver as pinturas, faz as molduras das telas.
“Hoje tenho um trabalho que, apesar do tempo, está se solidificando. Aqui na ALBA, fiquei muito encantado com a receptividade. Deram o devido respeito ao meu trabalho”, afirmou.
As telas possuem diferentes tamanhos e valores, e estarão disponíveis para a compra até o final da tarde desta quinta-feira (7). A Exposição Retratos encerra o calendário de exposições da ALBA, que em 2023 contou com 27 expositores.