Arquivo Histórico é reaberto e resgata a memória viva de Camaçari

Espaço revitalizado preserva documentos seculares e valoriza identidade cultural do município

Foto: Juliano Sarraf/PMC
Foto: Juliano Sarraf/PMC

A Prefeitura de Camaçari entregou à população o novo Arquivo Histórico da cidade, um equipamento revitalizado pela Secretaria da Cultura que guarda documentos, leis, atas e livros que contam a história do município. “Um dos primeiros lugares que conheci quando cheguei aqui foi esse prédio, que já foi delegacia e sede da prefeitura. É um patrimônio”, lembrou o prefeito Luiz Caetano (PT). O acervo conta com cerca de 550 metros lineares de registros e terá parte digitalizada, além de sistema de geolocalização.

Durante a cerimônia, a secretária de Cultura, Elci Freitas, destacou a importância do espaço: “Mais do que guardar documentos, abriga a memória viva do nosso povo. Devolvemos à cidade um arquivo que dialoga com o presente e se projeta para o futuro”. Ela reforçou que o equipamento será um centro de identidade e aprendizado. O local funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Responsável pela coordenação do espaço, Táta Ricardo Tavares destacou que o arquivo guarda “documentos seculares, como a primeira ata da Câmara de Vereadores, exemplares de jornais antigos, guias de sepultamento e registros da linha férrea”. Ele afirmou que “é fundamental que a população se aproprie desse conteúdo para entender como se deu o desenvolvimento da cidade”.

O espaço também homenageia nomes que representam a cultura local, como Bule Bule e seu Dadu, mestre griô da comunidade de Cordoaria. “Não fui vereador, prefeito, nada disso, mas fico feliz em fazer parte da história desse povo que luta e resiste”, disse seu Dadu, emocionado, ao lado da filha Odara. O Arquivo promoverá oficinas, exposições e outras atividades educativas voltadas à valorização da memória e do patrimônio camaçariense.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.