publicidade

Após tarifas, Trump diz a Lula que americanos “sentem falta” do café brasileiro

Líder americano reconhece impacto das tarifas no consumo e cita aumento do preço do café nos EUA

Café

Foto: Reprodução

O café brasileiro foi um dos temas na conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). Durante o diálogo, Trump reconheceu que os norte-americanos estão “sentindo falta” dos produtos brasileiros, especialmente do café, após a imposição de tarifas sobre as exportações do Brasil.

A conversa representa a reaproximação entre Lula e Trump, que já haviam trocado cumprimentos rápidos nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês passado. Os dois governos ainda negociam a realização de um encontro oficial.

publicidade

De acordo com informações da BBC News Brasil, Trump mencionou que a tarifa de 50% aplicada sobre boa parte dos produtos brasileiros, incluindo o café, tem impactado diretamente o consumo nos Estados Unidos. O Brasil é o maior fornecedor de café para o mercado americano, e as restrições têm pressionado os preços do produto.


Dados do Escritório de Estatísticas dos EUA apontam que o preço do café no país teve, em agosto, a maior alta mensal em 14 anos, com aumento de 3,6%, logo após o início da tarifa sobre as importações brasileiras. A taxa foi nove vezes superior à média da inflação americana no mesmo período (0,4%). Na comparação anual, o aumento é ainda mais expressivo: 20,9% em 12 meses, o maior salto desde 1997.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade