A Prefeitura de Lauro de Freitas respondeu com agilidade às fortes chuvas que atingiram o município desde a madrugada desta sexta-feira (2). Até as 19h, foram registradas 54 ocorrências, atendidas por uma força-tarefa integrada entre as secretarias municipais. “Vamos manter todos os esforços durante a madrugada para responder a qualquer nova ocorrência”, afirmou a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim.
As equipes atuaram em vistorias estruturais, remoção de árvores, intervenções em áreas alagadas e reparos emergenciais. A Rua Leonardo Rodrigues da Silva, que liga à Avenida Luiz Tarquínio Pontes, foi interditada após o transbordamento de um córrego. Já em Portão, a Rua José Carlos de Souza terá reparos já neste sábado (3). Houve ainda ações de desobstrução em regiões como Boca da Mata, Ipitanga e Caji.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Glauber Moraes, explicou que as ocorrências com risco à população estão sendo priorizadas. “Nossas equipes estão priorizando situações que ofereçam risco imediato à população, agindo com rapidez para desobstruir vias e garantir a segurança”, disse.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) segue prestando apoio às famílias, incluindo moradores no programa de bolsa-aluguel e fornecendo assistência direta nos pontos mais afetados.
O trabalho segue em regime de plantão, com suporte técnico, maquinário e atendimento via Central de Monitoramento. O vice-prefeito Mateus Reis e o chefe de gabinete Jonatas Passos acompanham as ações em campo. A população pode acionar os serviços de emergência pelo número 199 ou via WhatsApp no (71) 3288-8628.