A Prefeitura de Lauro de Freitas mobilizou, nesta sexta-feira (2), uma força-tarefa para atender de forma ágil as ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o município desde a madrugada. A operação integrada entre diversas secretarias municipais permitiu o atendimento de 54 ocorrências registradas entre 1h da manhã e 19h, com ações emergenciais em diferentes pontos da cidade.
Com o uso de maquinário pesado e equipes em campo, os gestores e técnicos das pastas atuaram diretamente nos bairros mais afetados. As secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA), Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Mobilidade Urbana (SEMOB) e Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) se uniram em resposta rápida às demandas monitoradas pela Central de Monitoramento da cidade.
As equipes realizaram 17 análises estruturais; atenderam 16 casos de queda de árvores; 12 alagamentos de vias; 5 ocorrências de alagamentos em residências; 2 emergências com rede elétrica e 2 vistorias em rios e barragens. Uma das áreas mais críticas foi a Rua Leonardo Rodrigues da Silva, interditada por conta do transbordamento de um córrego que dá acesso à Avenida Luiz Tarquínio Pontes.
A Rua José Carlos de Souza, no bairro de Portão, que sofreu danos com um buraco na via, será alvo de reparos iniciais já neste sábado (3). Outras intervenções foram realizadas na Boca da Mata (Portão), com manutenção de canal e retirada de árvores, além de ações de desobstrução mecanizada nos bairros de Ipitanga, Caji e na Rua Edna B. Santos.
“Vamos manter todos os esforços durante a madrugada para responder a qualquer nova ocorrência”, assegurou a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim.