Matéria atualizada às 11h31 de 14/12/2024, para incluir nota da Coelba no último parágrafo.
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) enfrenta a falta de energia elétrica desde a madrugada desta quinta-feira (12), comprometendo o funcionamento da Casa. O incidente ocorreu no mesmo dia em que a ALBA recebe um ato em comemoração aos 60 anos do Serpro, proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT). Para o parlamentar, a situação expõe a precariedade do serviço prestado pela Coelba, concessionária de energia do grupo Neoenergia.
“A falta de energia na ALBA é mais um exemplo da ineficiência da Coelba em garantir um serviço básico e essencial. Esse incidente, justamente no dia de celebração do Serpro, reflete o atraso da empresa no cumprimento de suas responsabilidades com os baianos”, afirmou Robinson. O deputado, que coordena a subcomissão de fiscalização da Coelba, apresentou na última semana um relatório defendendo a não renovação automática do contrato de concessão do grupo.
Robinson Almeida também alertou para a necessidade de maior rigor na revisão do contrato da concessionária. “A Coelba continua falhando repetidamente. Não podemos permitir a renovação automática de sua concessão sem que a empresa assuma a responsabilidade por suas falhas”, destacou o parlamentar, cobrando melhorias na qualidade do serviço essencial para o estado.
Em nota ao Panorama da Bahia, a Neoenergia Coelba esclareceu que “a interrupção de energia na ALBA foi causada por um defeito interno na unidade, sem relação com a rede elétrica de responsabilidade da concessionária”. Segundo a empresa, a situação foi comunicada apenas na manhã desta quinta-feira, e uma equipe técnica foi enviada ao local para verificar o problema, que foi resolvido pelo responsável técnico da Assembleia.