Após uma longa reunião no Palácio de Ondina e grande expectativa da imprensa, o anúncio do candidato da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a disputa pela prefeitura de Salvador nas eleições de 2024 foi adiado. O vice-governador baiano, Geraldo Júnior (MDB), era a expectativa inicial para a confirmação, prevista para este domingo (17).
No entanto, no início da noite, a imprensa se aglomerou na entrada do Palácio em busca da confirmação do nome que seria formalizado pelo Conselho Político da base governista. Fontes indicam que a escolha do vice-governador já estava definida em encontros anteriores, restando apenas o anúncio público, originalmente agendado para hoje.
Uma apuração da Carta Capital revela que o impasse na divulgação está associado a uma possível condição imposta ao partido de Geraldo Júnior para garantir a candidatura em Salvador. O MDB precisaria renunciar à pré-candidatura da ex-vereadora Lúcia Rocha à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e apoiar o deputado petista Zé Neto em Feira de Santana.
Por volta das 21 horas, o governador se pronunciou em suas redes sociais: “A partir de amanhã [segunda-feira, 18], realizaremos reuniões bilaterais para afunilar a posição a respeito das quatro maiores cidades: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari”. O governador agradeceu o empenho do Conselho e reiterou o compromisso de anunciar as pré-candidaturas unificadas ainda neste ano.
A reunião no Palácio de Ondina contou com a presença do senador Otto Alencar (presidente do PSD-BA), senador Jaques Wagner (PT), Éden Valadares (presidente do PT-BA), Lídice da Mata (presidente do PSB-BA e deputada federal), Aléx Futuca (presidente do MDB-BA), Lúcio Vieira Lima (presidente de honra do MDB-BA), Geraldo Galindo (presidente do PCdoB-BA), Heber Santana (presidente do Podemos-BA), Ronaldo Carletto (presidente do Avante-BA) e Luciano Araújo (presidente do Solidariedade e deputado estadual). Além disso, estiveram presentes os secretários estaduais Luiz Caetano (SERIN), Adolpho Loyola (CGG) e Afonso Florence (Casa Civil).