Search
Close this search box.

Alunos da rede estadual de Araci concorrem a prêmio nacional com projeto inovador

Projeto de produção de luvas foi desenvolvido a partir do bioplástico originado do sisal

Alunos da rede estadual de Araci concorrem a prêmio nacional com projeto inovador
Foto: Rafael Martins/GovBA
Foto: Rafael Martins/GovBA

Um grupo formado por cinco estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II (Cetep Sisal II), em Araci, é finalista do programa Solves For Tomorrow (Respostas para o amanhã), promovido pela Samsung para estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais. Na unidade baiana, foi desenvolvido um projeto de produção de luvas a partir do bioplástico originado do sisal, planta de onde se obtém a matéria-prima usada em cordas, tapetes e outros artesanatos.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Maria Isabela, de 15 anos, Isabel Oliveira, 16, Sarah Moura, 15, Adriele Pietra, 15, e Luan Santos, 15, alunos do curso técnico em Análises Clínicas, sob orientação da professora Pachiele Cabral. A ideia surgiu a partir da observação sobre o grande uso e descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no laboratório escolar e o aumento do gasto durante a pandemia pelos profissionais de saúde e por pessoas em geral.

Premiação

O Solves For Tomorrow tem dez equipes finalistas e o grupo do Cetep Sisal II é a única a representar a Bahia. A votação será de 8 a 20 de novembro e qualquer pessoa pode votar, quantas vezes quiser, através do site (clique aqui). A premiação será no dia 22 de novembro, em São Paulo, e os estudantes e a escola concorrem a prêmios como tablets, smartphones, smart TV’s e notebooks.

Ensino profissionalizante

A Secretaria da Educação (SEC) vem realizando um trabalho de implantação e ampliação de cursos técnicos profissionalizantes na rede de ensino estadual. Atualmente, são 98.227 estudantes matriculados em 56 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos, que contemplam 236 municípios baianos nos 27 territórios de identidade, levando em conta as demandas locais. Para o primeiro semestre de 2023, está prevista a oferta de aproximadamente 60 mil novas vagas.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.