Estudantes da rede estadual da Bahia foram premiados na Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), realizada em Valledupar, na Colômbia. A delegação apresentou projetos em diferentes áreas do conhecimento e conquistou o primeiro lugar em diversas categorias. Os jovens foram recebidos nesta quinta-feira (02) em um almoço na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Entre os destaques, Tiago de Santos Ferreira, 18 anos, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP Sisal), em Serrinha, e sua equipe apresentaram o projeto Bio Cimento, voltado à produção de calçadas ecológicas para comunidades carentes. A iniciativa venceu na categoria Engenharia e garantiu vaga em uma feira científica em Dubai. “Ser premiado na Colômbia foi maravilhoso, porque coroou o nosso trabalho. Foi um marco na nossa trajetória, que mostrou até onde podemos chegar. Isso também inspira outros jovens, que podem olhar para nós e pensar: eu também posso fazer a diferença”, afirmou o estudante.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que os resultados refletem investimentos feitos na rede estadual. “Esses resultados são reflexo dos investimentos que temos feito na educação pública da Bahia. Estamos transformando a vida dos nossos estudantes e mostrando ao mundo que a escola pública pode, sim, formar grandes pesquisadores”, disse.
Além do Bio Cimento, outros projetos também receberam destaque em áreas como Saúde, Meio Ambiente e Gestão. As iniciativas conquistaram credenciais para feiras científicas na Espanha, Argentina e Equador, respectivamente.