Assembleia Legislativa aprova gratificação a policiais que matarem bandidos em confronto

Projeto da Alerj prevê bônus de até 150% no salário

Alerj aprova gratificação a policiais que matarem bandidos em confronto
Foto: Thiago Lontra/Divulgação
Foto: Thiago Lontra/Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (23) um projeto que retoma a chamada “gratificação faroeste”, mecanismo que prevê bônus salarial para policiais civis que “neutralizarem” criminosos em confronto. O adicional pode chegar a 150% do salário do agente. A proposta foi incluída em um texto de reestruturação da Polícia Civil e agora depende de sanção do governo estadual.

A votação rejeitou, por 47 votos a 15, a tentativa de retirar a emenda do projeto. O dispositivo, que já existiu entre 1995 e 1998, foi extinto justamente por gerar questionamentos sobre o estímulo à violência policial. Críticos apontam que a medida pode transformar a política de segurança em uma lógica de recompensa pela morte, em vez de priorizar investigações e inteligência.

Além do bônus em casos de confronto, o texto também prevê gratificação para apreensão de armas de grosso calibre. A execução do benefício ficará sob responsabilidade do governo estadual e da Secretaria de Polícia Civil.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.