O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebeu nesta sexta-feira (14), no Palácio do Planalto, o senador republicano Steve Daines, aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante o encontro, os dois discutiram a relação entre os países, com Alckmin ressaltando os 200 anos de parceria Brasil-EUA. “Tivemos um encontro muito proveitoso. Vamos comemorar essa amizade fortalecendo ainda mais esses laços”, declarou.
Daines, que visitou o Brasil pela primeira vez, destacou os valores comuns entre as duas nações, enfatizando a defesa da liberdade e autodeterminação. O senador trouxe mensagens do presidente Trump, do vice-presidente JD Vance e do secretário de Estado Marco Rubio, reforçando o interesse dos republicanos no relacionamento com o Brasil.
A visita ocorre em um momento de crescentes disputas comerciais entre os países, especialmente após a decisão de Trump de impor uma taxação de 25% sobre o aço e alumínio brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já indicou que o Brasil pode adotar medidas de reciprocidade caso novas tarifas afetem outros setores, como o etanol.
