A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retoma seus trabalhos nesta sexta-feira (1º), após recesso, com uma estrutura renovada e foco na produtividade. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), afirmou que o segundo semestre será de avanços. “Nosso objetivo é assegurar melhorias estruturais, para que possamos, cada vez mais, potencializar os serviços e avançar. Avançar é a nossa palavra-chave”, disse.
Durante o recesso, foram realizadas obras em diversos setores, como plenário, salão nobre, auditório e salas das comissões. As reformas incluíram melhorias na acessibilidade, iluminação e acústica, além de gerarem emprego para cerca de 30 operários. Serviços como restaurantes, posto bancário e transporte voltaram ao horário normal.
Segundo o superintendente Robson Coutinho, o “turnão” facilitou a execução das obras com menos impacto na rotina da Casa. A economia superou R$ 1 milhão e houve redução de cerca de 40% no consumo de energia e 30% no uso da água. “O trabalho deve ser acompanhado do cuidado com as pessoas e com o patrimônio público”, disse Ivana, que atribui parte desses resultados à sensibilidade feminina na gestão.
A expectativa da presidente da ALBA é de que a produção legislativa do segundo semestre ultrapasse a do primeiro, que teve 103 matérias aprovadas. Ivana reforçou o compromisso com a atuação parlamentar e a participação popular. “A nossa expectativa é que a Casa tenha uma produção superior a todos os anos”, afirmou.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Ivana também defende maior protagonismo das comissões e mais audiências públicas. Para ela, aproximar a população do Legislativo fortalece a democracia: “Queremos que as comissões participem ativamente, façam audiências públicas e tragam a população para a Casa do Povo”.