A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu na última terça-feira (6) o relatório “Jornada Inteligente”, elaborado pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), com propostas para melhorar as condições de trabalho dos servidores estaduais. O documento sugere a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais e o fim da escala 6×1.
Segundo o coordenador jurídico da Fetrab, Almir Izidório, a mudança é essencial para garantir mais qualidade de vida aos servidores. “Acreditamos que a redução da jornada é fundamental para promover dignidade no trabalho e equilibrar a vida profissional e pessoal”, afirmou. A federação também sustenta que a medida pode aumentar a produtividade no serviço público.
O relatório foi protocolado no Gabinete da Presidência da ALBA e busca apoio tanto do Governo do Estado quanto da sociedade civil. A proposta faz parte de um esforço da Fetrab para impulsionar o debate sobre a valorização do funcionalismo público e a modernização das relações de trabalho no setor estadual.