Search
Close this search box.
,

ALBA exige declaração atualizada de bens e rendas de parlamentares e servidores

Medida visa maior transparência e está alinhada com leis federais

Deputado indica 'Pai do Arrocha' para maior honraria da Bahia:
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) tornou obrigatória a apresentação anual das declarações de bens e rendas por seus deputados e servidores, em conformidade com as leis federais nº 8.429/1992 e nº 8.730/1993. Publicada no Diário Oficial em 23 de agosto, a exigência foi formalizada pelo Ato Administrativo nº 4.400/2024 e deve ser cumprida até 31 de julho de cada ano, exceto em 2024, quando o prazo foi estendido até 31 de outubro.

Segundo o superintendente de Recursos Humanos da ALBA, Francisco Raposo, a medida foi implementada após recomendação do Ministério Público estadual, com aval da presidência da Assembleia. Raposo destacou que “as informações ficarão armazenadas em banco de dados que só será acessado mediante autorização da Presidência da ALBA, em razão de pedido judicial”, garantindo assim o sigilo conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados serão mantidos em armazenamento seguro por até cinco anos após o desligamento do cargo.

Parlamentares e servidores que não cumprirem a exigência ou fornecerem informações falsas estarão sujeitos a penalidades, incluindo a possibilidade de demissão, conforme o Art. 13 da Lei nº 8.429/1992.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.