A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará nesta quarta-feira (26) uma eleição suplementar para preencher a vaga de primeira vice-presidência da Mesa Diretora, que ficou em aberto após a assunção da deputada Ivana Bastos à presidência, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
A eleição ocorrerá por meio de votação secreta em cédulas, seguindo o procedimento tradicional, com chamada dos parlamentares em ordem alfabética e escrutínio imediato.
O cargo de primeira vice-presidência será ocupado pela bancada do PT, de acordo com a regra da proporcionalidade. Embora o PT tenha aberto mão da titularidade desse cargo no acordo que pacificou as eleições da Mesa Diretora em fevereiro, o partido indicou a deputada Fátima Nunes para a eleição, que já está cumprindo seu sexto mandato na ALBA.
A eleição acontecerá 30 minutos após o fim da sessão ordinária, que incluirá a apreciação de duas matérias. A presidente Ivana Bastos convocou os parlamentares a comparecerem à votação, lembrando que qualquer candidatura ao cargo pode ser feita até o início da votação, caso haja outros interessados na disputa.