A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (30), nove proposições durante uma sessão que contou com acordo entre as bancadas da maioria e da minoria. A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), destacou o empenho dos parlamentares para agilizar as votações e garantir uma pauta produtiva.
Foram analisados três projetos de lei, seis projetos de resolução apresentados por deputados e um projeto da Mesa Diretora. Entre as matérias aprovadas está o PL 25.198/2025, do deputado Manuel Rocha (União Brasil), que proíbe a diferenciação entre elevadores em prédios na Bahia. Também recebeu aprovação o PL 25.398/2024, do deputado Tiago Correia (PSDB), que denomina Rodovia Virgílio Figueira Mendes a BA-639, em Vitória da Conquista.
Outro projeto aprovado foi o PL 25.700/2025, de autoria do deputado Júnior Muniz (PT), que muda o nome da Avenida Henry Ford, em Camaçari, para Avenida BYD. Durante a votação esteve presente Felipe Peleteiro, representante da montadora chinesa no Brasil.
Na área de homenagens, foram concedidos títulos e comendas a personalidades como o advogado André Luiz Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, e o presidente do Grupo A Tarde, João Mello Leitão. Também foram homenageados a produtora cultural Lícia Fábio, o ex-ministro Raul Jungmann, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, e o ex-prefeito de Rio Real, Antônio Alves dos Santos. Além das proposições individuais, o plenário aprovou ainda um projeto da Mesa Diretora que altera normas internas sobre a concessão de honrarias na Casa.