Search
Close this search box.

ALBA: 19 deputados oficializaram mudança de partido

União Brasil foi a legenda que mais recebeu deputados, 7 ao todo

Bahia é o primeiro estado a receber Caravana Federativa com serviços voltados aos Municípios
Foto: Reprodução TV Bahia
Foto: Reprodução TV Bahia

Até o fechamento da edição do Diário Oficial, 19 parlamentares informaram à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) mudança partidária. No último dia 1º de abril, terminou o prazo de 30 dias para que detentores de mandatos eletivos pudessem mudar de partido para disputar as eleições em 2 de outubro sem risco de perderem o mandato por infidelidade partidária.

A chamada janela partidária foi regulamentada pela reforma eleitoral realizada em 2015 após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formar entendimento de que o mandato pertence ao partido, e não ao político eleito.

O partido União Brasil (UB), resultado da fusão do DEM com o PSL, foi o destino dos seguintes parlamentares: Dal (ex-PP), Marcelo Veiga (ex-PSB), Mirela Macedo (ex-PSD), Kátia Oliveira (ex-MDB), Soldado Prisco (ex-PSC), Robinho (ex-PP) e David Rios (ex-PSDB). Além dos recém-chegados, o UB teve oficializadas as permanências de cinco parlamentares do DEM: Alan Sanches, Luciano Simões Filho, Pedro Tavares, Sandro Régis e Tom Araújo.

O deputado Capitão Alden saiu do PSL e confirmou sua filiação ao PL. A deputada Talita Oliveira também deixou o PSL e migrou para o Republicanos. A legenda republicana foi também o destino do deputado Samuel Júnior, antes integrante do PDT. Eleito pelo PP, o deputado Júnior Muniz se mudou para o PT. Já o deputado Tum, que se elegeu pelo PSC, oficializou seu ingresso nas fileiras do Avante. O decano da ALBA, deputado Jurandy Oliveira, saiu do PP e aderiu ao PSB. Por fim, o PV foi destino do deputado Roberto Carlos, antes filiado ao PDT.

Bloco Republicanos/PSDB/PDT

Em função das migrações partidárias entre os parlamentares da ALBA, um novo bloco já foi formado e oficializado junto à Mesa Diretora. O bloco que antes era constituído por Republicanos e PSDB, agora passa a contar com o PDT. A agremiação pedetista integrava bloco partidário ao lado do PC do B.

Anuncie no PB Branco

O bloco Republicanos/PSDB/PDT é formado por sete legisladores, sendo eles: Samuel Júnior (Republicanos), Jurailton Santos (Republicanos), Leo Prates (PDT), Tiago Correia (PSDB), Talita Oliveira (Republicanos), José de Arimateia (Republicanos) e Paulo Câmara (PSDB).

Para a liderança do bloco, ficou definido o nome do deputado Samuel Júnior. A vice-liderança terá os deputados Jurailton Santos e Leo Prates.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco