O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) criticou duramente os elogios do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao sistema de regulação de saúde, considerando-os inaceitáveis diante da realidade de pacientes morrendo enquanto aguardam atendimento em hospitais da rede estadual. O sistema, conhecido como “fila da morte”, tem sido alvo de constantes queixas devido à demora no atendimento de média e alta complexidade.
“Não é possível que toda a Bahia, todas as pessoas, familiares, amigos, que sofrem na fila da morte, possam estar errados e só o governador estar certo dizendo que a regulação é um bom serviço”, disse Sanches em um vídeo nas redes sociais.
O deputado lamentou que, enquanto o governador continue acreditando que o sistema de regulação é eficaz, nada mudará. Para ele, essa postura impede qualquer melhoria no atendimento à saúde no estado. “Enquanto o governador acreditar que ele está fazendo um bom serviço na saúde, principalmente na regulação, isso não vai mudar”, afirmou.
Sanches ainda destacou a realidade de Salvador, onde cerca de 300 pessoas estão diariamente na espera por transferência hospitalar, e criticou a gestão dos leitos no estado. “Não é possível que o senhor não consiga fazer esses convênios funcionarem”, alertou.