O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) afirmou que o “rombo milionário”, registrado pelo segundo ano consecutivo nas contas do Planserv, foi causado pelo Governo do Estado, conforme divulgado pelo jornal Correio nesta segunda-feira (17). Segundo informações do Portal da Transparência da Bahia, o déficit foi de R$ 198 milhões no ano anterior e de R$ 147 milhões em 2023.
O parlamentar argumentou que nos últimos anos as gestões petistas reduziram pela metade (de 5% para 2,5%) a contribuição patronal que cabia ao Estado. “Ele está maquiando o orçamento do Planserv porque sabe que a contribuição não é o bastante para manter o plano em operação. O Estado coloca uma quantidade insuficiente de recursos e sabe disso. É por isso que o Planserv vive sem condições de atender os pacientes”, reforça Sanches.
Integrante da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Alan Sanches reitera que não há motivo para o Planserv ficar deficitário, já que a contribuição dos servidores é descontada diretamente no salário. “É bom lembrar que o Planserv é um plano que não tem inadimplência porque a parte do servidor já é retida na folha de pagamento. A gente queria entender como é que o Governo do Estado conseguiu quebrar um plano que é 100% adimplente”, questionou.