A ex-vereadora e dirigente do Sindsaúde-BA, Aladilce Souza (PCdoB), promoverá uma plenária nesta segunda-feira (16), às 18h, no auditório do Hotel Wish, no Campo Grande, para discutir os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. Intitulada “Saúde em debate: o SUS em Salvador”, o evento reunirá profissionais da área para refletir sobre a crise da saúde pública na capital baiana, que ostenta alarmantes indicadores de desnutrição infantil.
Durante seus quatro mandatos na Câmara Municipal, Aladilce sempre priorizou a defesa do SUS e a ampliação da cobertura de saúde primária, que atualmente atinge cerca de 50% da população. “Precisamos lutar para que essa cobertura alcance mais de 90%”, afirmou, enfatizando a importância de políticas públicas eficazes para o fortalecimento do sistema.
Aladilce destacou o impacto negativo revelado pelo Mapa da Desigualdade entre as Capitais, publicado recentemente pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). O estudo apontou Salvador como a pior capital em vários indicadores sociais, como a desnutrição infantil, com 4,03% das crianças abaixo de 5 anos nessa condição. Para a ex-vereadora, esse dado reflete o retrocesso da cidade na área de saúde pública.
O debate contará com a presença de figuras importantes do setor, como a deputada federal Alice Portugal, a presidente do Sindsaúde-BA Ivanilda Brito, e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia, Alessandra Gadelha, entre outros representantes da enfermagem e da luta pela saúde pública.