O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, venceu o prêmio Goya 2025 na categoria de melhor filme ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a ser indicada e conquistar a premiação. O anúncio foi feito neste sábado (8), na 39ª edição do evento, que é considerado o mais importante do cinema espanhol. O longa superou concorrentes da Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica.

Ao receber o troféu, Walter Salles enviou uma carta de agradecimento à Academia de Cinema Espanhola, destacando a importância da vitória para o Brasil. “Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família, durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que está entrelaçada com a memória do meu país. Gostaria de dedicar esse prêmio ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres”, escreveu o diretor.
A conquista representa um marco para o cinema nacional, ampliando o reconhecimento internacional das produções brasileiras. Com uma narrativa sensível e histórica, Ainda Estou Aqui reforça o talento do Brasil no cenário cinematográfico ibero-americano e reforça o legado de Walter Salles como um dos grandes diretores do país.
Prêmio e indicações
Em janeiro, a atriz Fernanda Torres já havia sido premiada com o Globo de Ouro, em Los Angeles, de melhor atriz na categoria Drama pela atuação em Ainda Estou aqui. O filme também foi indicado a três categorias do Oscar 2025: a de Melhor Filme; Melhor Filme Estrangeiro; e a atriz Fernanda Torres foi indicada à categoria de Melhor Atriz. A cerimônia do Oscar 2025 está agendada para 2 de março, também em Los Angeles.