A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) se tornou a primeira entidade do setor agro no Brasil a implementar um programa de ESG (Environmental, Social, and Governance). A iniciativa visa adequar a associação às novas exigências do mercado, melhorar sua posição competitiva e garantir sua viabilidade a longo prazo, destacando-se pela transparência, sustentabilidade e responsabilidade social.
Para implementar o programa, a Aiba consultou mais de 80 stakeholders, incluindo associados, ONGs, entidades de classe, instituições de ensino, fornecedores, poderes públicos e colaboradores. Esses participantes ajudaram a definir práticas e prioridades do programa, alinhando-se a certificados como ODS, GRI, ABNT e PR-2030. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Durante a 18ª edição da Bahia Farm Show, realizada de 10 a 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães, a Aiba promoveu um painel sobre Agricultura de Baixo Carbono e ESG, com a participação de agricultores, profissionais do setor público, empresas e estudantes. A plenária foi intermediada pela jornalista Georgina Maynart.
O gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto, destacou que a iniciativa demonstra o compromisso dos produtores rurais em tornar a produção agrícola do Oeste da Bahia mais sustentável e eficiente. “Essa ação implica um posicionamento mais assertivo da atuação institucional e na busca pela melhoria da qualidade de vida de colaboradores, parceiros e da sociedade envolvida”, afirmou Porto. A Aiba já começou a colocar em prática as recomendações do relatório, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.