A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), se reuniu nesta sexta-feira (6) com representantes do SINDACS-BA para discutir melhorias nas condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. No encontro, a gestora reafirmou o compromisso com a valorização da categoria. “Estamos corrigindo distorções salariais e garantindo o piso da categoria, que não estava sendo pago para todos”, destacou.
Um dos pontos centrais foi a padronização do fardamento dos profissionais. Segundo a titular interina da Saúde, Elba Brito, o novo conjunto inclui peças com proteção UV, camisas polo ou de algodão, boné, calça ou saia e calçado adequado. “A partir do segundo semestre, os profissionais já estarão utilizando os novos uniformes. A fiscalização será rigorosa para assegurar o cumprimento do padrão estabelecido”, afirmou.
Para os representantes da categoria, a padronização fortalece a atuação em campo. “Muitos moradores hesitam em nos receber por falta de identificação adequada. Com o fardamento padronizado, ganhamos credibilidade e eficiência no trabalho”, disse Meiry Nascimento. Robson Gois, coordenador-geral do SINDACS-BA, concluiu: “Cada direito garantido fortalece nossa luta e assegura o que está previsto na Constituição”.