Search
Close this search box.

África do Sul enfrenta desastre por chuva e vento; há dezenas de mortos

Graves inundações atingem a região de Durban. Mais de 2.000 casas foram afetadas pelas chuvas

Africa do Sul
Foto: Phil Magakoe
Foto: Phil Magakoe

Meses atrás, as notícias sobre a África do Sul ganhavam manchetes no mundo inteiro pela seca histórica em parte do país que forçava a Cidade do Cabo a racionar água. Hoje (12), o problema é o excesso de água. Segundo informações de autoridades do país, ao menos 45 pessoas morreram em inundações provocadas por fortes chuvas na costa Leste da Africa do Sul.

“Mais de 45 pessoas perderam a vida em consequência das fortes chuvas. Esse número pode aumentar, conforme vamos recebendo mais informações”, declarou o Departamento de Cooperação da província de Kwazulu-Natal em comunicado à MetSul.

As tarefas de resgate continuam nesta terça-feira à tarde, especialmente na região de Durban, um dos principais portos do continente aberto ao Oceano Índico. O Exército foi mobilizado para apoiar as tarefas de resgate.

Mais de 2.000 casas foram afetadas pelas chuvas torrenciais. “É um pesadelo. Rios de lama, vítimas, prédios destruídos…”, disse Garrith Jamieson, membro das equipes de resgate.

As chuvas, que não cessam, também causaram grandes quedas de energia, afetaram o abastecimento de água e bloquearam rodovias. Escombros, galhos, garrafas plásticas e até o reservatório de um caminhão-tanque se amontoavam nas turísticas praias de Durban, observou um fotógrafo da AFP.

“Muitas pessoas morreram”, disse o prefeito de Durban, Mxolisi Kaunda, à imprensa. “Parece que os cemitérios também foram inundados”, acrescentou. Autoridades estão pedindo à população que evite deslocamentos e que aqueles que moram em áreas altas abriguem seus vizinhos atingidos pelas chuvas.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.