Foto: Reprodução/Panorama da Bahia
O deputado licenciado Afonso Florence se manifestou, em entrevista ao Panorama da Bahia nesta terça-feira (15), sobre o pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ação acusa Bolsonaro de crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
Para Florence, o acompanhamento intenso do processo pela imprensa e pela população demonstra o funcionamento normal das instituições democráticas brasileiras.
“Era esperado que todo o processo fosse acompanhado ao vivo pela imprensa durante tanto tempo, com informações sobre audiências e reuniões que se tornaram quase míticas. Estava claro que isso ocorreria, nenhuma surpresa. A expectativa é a continuidade natural do funcionamento das instituições brasileiras, especialmente do Poder Judiciário, que é um poder autônomo em relação ao Executivo e ao Legislativo”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a importância de respeitar as decisões judiciais, mesmo quando são revistas. “Quando o Judiciário julga e condena, a obrigação de todos é respeitar a decisão. Se depois ele conclui que a decisão foi errada e a anula, passamos a respeitar a nova determinação. Isso já aconteceu em muitos processos, e nós do PT compreendemos que fomos perseguidos em algumas ocasiões”, disse Florence.
Ele ainda criticou as tentativas de interferência internacional promovidas por aliados de Bolsonaro. “O grupo que tentou dar o golpe teve suas ações amplamente noticiadas. Agora, eles tentam mobilizar relações internacionais, envolvendo até o presidente dos Estados Unidos, para tentar influenciar decisões”.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br