O secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT), comentou a declaração do prefeito Bruno Reis (União Brasil) a respeito do corte de linhas de ônibus e a relação com o aumento da tarifa do sistema metroviário, que tem administração do governo da Bahia. De acordo com Florence, o prefeito está tentando desviar a atenção do aumento da tarifa dos ônibus da capital baiana. Na segunda-feira (6), Bruno questionou o aumento da tarifa do Metrô, anunciado pelo governo da Bahia.
Florence afirmou que os cortes de linhas de ônibus em diversos bairros de Salvador estão acontecendo por consequência da implantação do BRT. Bruno Reis tem repetido que a diminuição de ofertas no transporte público se dá por causa do metrô. “Não é verdade que o corte de linhas seja por causa do metrô, ao contrário, os cortes da prefeitura tem mais relação com a implantação do BRT, que é da própria prefeitura”, disse ao Bahia.ba.
O secretário apontou ainda que o governo da Bahia não fica com a maior fatia da tarifa, mas que o Estado completa os valores para a concessionária do metrô manter a tarifa acessível. “O compromisso dos governadores Wagner, Rui e Jerônimo com a tarifa barata é comprovado pelo fato de que a de Salvador é a menor do Brasil. Inclusive, é mais barata que a dos ônibus municipais que o prefeito aumentou ainda mais”, finalizou.