O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, recebeu nesta segunda-feira (28) os deputados estaduais Niltinho, Hassan Iossef, Eduardo Salles e Antonio Henrique Jr, todos do PP, para um café da manhã que, apesar de divulgado como institucional, sinaliza nos bastidores um movimento coletivo de saída do partido.

O encontro foi lido como um “voo em bando” dos parlamentares, que devem romper com o Progressistas após o partido formalizar federação com o União Brasil e descartar apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026.
A decisão da cúpula do PP causou desconforto entre os deputados, que mantêm alinhamento com o governo estadual. Embora nenhum deles tenha anunciado publicamente para qual legenda pretende migrar, Avante e PDT são cotados como destinos prováveis. O movimento ocorre num momento estratégico, com vistas a garantir espaço político sem rompimento com o projeto liderado por Jerônimo.
Adolpho Loyola evitou tratar do assunto publicamente, mas reforçou a importância da integração com os parlamentares. “Seguimos empenhados em unir forças e trabalhar de forma integrada para atender às demandas da população, impulsionar o crescimento das cidades e fortalecer a nossa Bahia em todas as regiões”, publicou o secretário em suas redes sociais.