O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta segunda-feira (29), do lançamento do Portal Alerta Cidadão. O evento ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo, e contou também com a assinatura de um decreto que regulamenta a proibição do uso da “pistola de água” durante o Carnaval e festas de rua no estado.
A iniciativa do Portal Alerta Cidadão, direcionada pela Secretaria de Segurança Pública, tem como objetivo principal fornecer uma ferramenta de inteligência para a população durante o período carnavalesco. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do portal como meio de fortalecer a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, além de coibir práticas de agressão, misoginia e machismo.
O presidente da ALBA, Adolfo Menezes, durante seu discurso, ressaltou a aprovação unânime, no ano passado, do projeto de autoria da deputada Olívia Santana, que proíbe o uso da “pistola de água” no Carnaval. Ele enfatizou a relevância de conscientizar a sociedade sobre práticas agressivas, misoginia e machismo, reforçando que a lei busca garantir a segurança e o bem-estar de todos.
“Em maio do ano passado, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, o projeto de autoria da deputada Olívia Santana, que proíbe pistola de água no Carnaval. As pessoas dizem que, no passado, isso era possível. Sim, porque faltava a consciência de que é agressivo. Como posso achar que é normal lançar um jato de água sobre uma mulher, ou beijá-la, sem o consentimento dela? Não é que podia nos carnavais passados, mas é que prevalecia uma cultura machista de que a mulher tinha que aguentar tudo e não reclamar”, opinou o presidente da ALBA.
Adolfo Menezes elogiou também o Portal Alerta Cidadão como uma ferramenta de inteligência da Segurança Pública. Ele ressaltou a eficiência da gestão do secretário Marcelo Werner, em conjunto com os comandantes da Polícia Militar e Civil, coronel Paulo Coutinho e delegada-geral Heloísa Brito, respectivamente.
Através do Portal Alerta Cidadão, os cidadãos baianos podem registrar seus pertences, como veículos, celulares e bicicletas. Em caso de furto ou roubo, o sistema emite um alerta diretamente para o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, contribuindo para a rápida resposta das autoridades.