O SindilimpBA chegou a um acordo com as empresas responsáveis pela limpeza urbana de Salvador para manter o número de garis e margaridas, além dos benefícios garantidos para o Carnaval 2025. A reunião, realizada nesta quarta-feira (19), foi conduzida pelo sindicato e garantiu que não haverá cortes na equipe que atua na folia. “Foi uma dura batalha do sindicato para manter o benefício e a quantidade de profissionais”, destacou a coordenadora-geral Ana Angélica Rabello.
A negociação contou com a participação do ex-vereador e representante da categoria na Bahia, Luiz Carlos Suíca, que reforçou a importância do diálogo. “Os garis e margaridas não dariam conta da limpeza da cidade com uma redução abrupta de profissionais. O SindilimpBA conseguiu alinhar as coisas e mostrar que Salvador precisa da plena participação desses trabalhadores”, afirmou.
Segundo Ana Angélica, o sindicato seguirá com a seleção dos profissionais, garantindo um processo transparente para aqueles que ainda não foram beneficiados. “Estamos com as vagas abertas para garantir lisura nas escolhas”, disse. O objetivo é assegurar que os circuitos da festa continuem limpos e organizados mesmo com a alta demanda.
Para Suíca, o trabalho desses profissionais precisa ser mais valorizado. “São os garis e margaridas os verdadeiros artistas da festa, eles ajudam a manter os circuitos limpos após os shows. Afinal, os cachês das bandas não se comparam ao investimento feito com os profissionais da limpeza urbana”, concluiu.