Acordo entre governo estadual e federal promete eficiência nos serviços municipais

Programa Nacional de Gestão e Inovação irá facilitar o acesso dos 417 municípios da Bahia a soluções federais

Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

O governador Jerônimo Rodrigues compartilhou, nesta quinta-feira (21), os avanços em inovação que visam beneficiar a gestão pública no estado. Em parceria com o Governo Federal, o acordo de cooperação técnica, assinado durante o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, realizado no Senai/Cimatec de Piatã, em Salvador, promete trazer sustentabilidade, redução de tempo-resposta e de custos para os municípios baianos.

O governador, ao lado da ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, formalizou o compromisso que viabiliza a implementação, na Bahia, do Programa Nacional de Gestão e Inovação. O foco do acordo está na qualificação da gestão pública e no fortalecimento das capacidades de promoção de serviços públicos. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Uma das medidas destacadas é a adesão do estado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), que permitirá disponibilizar às prefeituras municipais o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação digital que elimina o uso de papel em processos e documentos administrativos.

Luís Fernando Leite, superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, avalia que essa integração de dados marca um novo momento para a máquina pública. “É um momento positivo, de trabalho federativo em conjunto, com ações a níveis federal, estadual e municipal sendo planejadas e estruturadas, de forma a evitar o sombreamento e a promover uma melhor utilização dos recursos públicos, pessoais e financeiros”, considerou.

Jerônimo Rodrigues enfatiza que as ações beneficiarão especialmente as gestões municipais, tornando os serviços mais eficientes e ágeis. Para ele, a parceria reduzirá custos e promoverá uma melhor prestação de serviços aos cidadãos. “Você reduz custos dos municípios, mas o mais importante: torna mais eficiente o serviço, chegando na ponta, em quem mais precisa”, concluiu o chefe do executivo.

Lauro de Freitas – No âmbito municipal, a prefeitura de Lauro de Freitas será pioneira na implantação do SEI, seguindo o exemplo já adotado pelo Governo da Bahia. A prefeita Moema Gramacho comemora a iniciativa, destacando os benefícios financeiros e ambientais da transição para o papel zero. “Para nós, é muito importante trabalhar com todas as áreas de tecnologia, inclusive do papel zero. Com isso, nós vamos economizar, como o Estado já está economizando, financeiramente, mas, também, para o meio ambiente.

Anuncie no PB Branco

Em paralelo, está previsto um amplo processo de capacitação para os servidores públicos, visando a adaptação e o melhor aproveitamento das novas ferramentas. A Enap disponibilizará cursos sobre diversas áreas, incluindo inteligência artificial.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.