O candidato a governador ACM Neto (UB) disse nesta quarta-feira (19) que o seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), tenta vender para os eleitores uma realidade da Bahia que não existe, especialmente na educação, pasta na qual o petista foi secretário. Em entrevista à uma rádio de Irecê, Neto disse que, para melhorar os índices do estado, pretende redesenhar o sistema de ensino, tendo o professor como centro.
“Jerônimo tenta vender para os baianos uma realidade que não existe. Já visitei mais de 300 municípios, conversando com professores e alunos da rede estadual. E o que mais ouço são professores se sentindo desvalorizados e jovens dizendo que não aprenderam e que não estão preparados para disputar uma vaga na universidade ou uma vaga no mercado de trabalho”, disse Neto.
Segundo o ex-prefeito de Salvador, por falta de uma política pública do governo, a Bahia tem hoje a segunda pior nota do país na Prova Brasil, que mede o aprendizado dos alunos, apesar do tremendo esforço feito pelos profissionais da educação.
“Quero deixar a minha homenagem aos professores, profissionais altamente dedicados, mas que não recebem a valorização e o respeito que deveriam ter por parte do governo do estado. Eu pretendo fazer uma transformação na educação do estado tendo a valorização do professor no centro de tudo, entendo que são peças fundamentais para que isso ocorra”, afirmou.
Neto ressaltou que a educação é o único caminho para que a Bahia seja um estado mais desenvolvido e com menos pobreza, mas que o desafio do próximo governador será enorme. “A gente não pode fechar os olhos para essa realidade, como Jerônimo tenta. Ele faz isso para esconder o fato de ter sido um secretário de educação testado e reprovado”, finalizou.