O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), rebateu nesta segunda-feira (11) as declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que havia pedido respeito aos profissionais da Segurança Pública diante das críticas da oposição. Em vídeo publicado nas redes sociais, Neto disse que suas falas não se dirigem aos policiais, mas “única e exclusivamente” ao chefe do Executivo baiano.
“O senhor pode até dar uma de doido, fingir que não entendeu, mas eu faço questão de repetir. Todas as críticas que eu faço são direcionadas única e exclusivamente a uma pessoa. É o senhor mesmo. A falta de comando do governador da Bahia. A sua postura omissa e negacionista”, afirmou.
Neto citou episódios recentes de violência para reforçar sua posição. Entre eles, tiroteios na região do antigo Centro de Convenções, que, segundo ele, deixaram famílias trancadas dentro de casa com medo da ação de criminosos.
O ex-prefeito também mencionou a expulsão de um repórter por traficantes e a interrupção de um campeonato internacional por troca de tiros em plena luz do dia. “Quase todos os dias, infelizmente, a notícia é a mesma. Negar a realidade não protege ninguém”, disse.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
As críticas respondem ao discurso de Jerônimo feito no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocasião, o governador pediu que a oposição “tenha respeito e responsabilidade com os profissionais da segurança pública” e criticou o uso sensacionalista de episódios de violência.
Jerônimo também destacou que a segurança é uma área que não deveria ser politizada e defendeu os investimentos realizados pelo governo. Ele citou a entrega de 118 novas viaturas e o envio de projetos de lei para reestruturar o setor, afirmando que o objetivo é modernizar as forças policiais e reduzir os índices de criminalidade.