Search
Close this search box.
,

Acidente doméstico leva Lula a cancelar viagem para cúpula do Brics na Rússia

Equipe médica recomenda evitar viagens longas

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação presencial na 16ª Cúpula de líderes do Brics, que será realizada em Kazan, na Rússia, após sofrer um acidente doméstico no último sábado (19). Lula sofreu uma queda em que bateu a cabeça, resultando em um corte na região occipital que exigiu cinco pontos. Embora o ferimento não tenha sido grave, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, recomendou que o presidente evite viagens de longa distância por precaução.

De acordo com o boletim médico, Lula está sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio e pode continuar exercendo suas demais atividades, mas deve evitar viagens aéreas prolongadas. “Por precaução, vou participar da cúpula por videoconferência”, afirmou Lula. O presidente está sendo monitorado pela equipe médica e permanece no Palácio da Alvorada.

A viagem à Rússia estava marcada para este domingo (20), com embarque previsto às 17h, mas, com a recomendação médica, Lula participará do encontro de forma remota. A cúpula do Brics, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, marcará o primeiro encontro com a participação dos novos países-membros, como Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes.

Anuncie no PB Branco

Mesmo sem uma pauta oficial, o tema central do encontro deverá ser a criação de um modelo de adesão para os chamados “países parceiros”, que teriam uma participação no bloco sem os mesmos direitos plenos dos membros fundadores. O secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Eduardo Paes Saboia, destacou que há expectativa de um anúncio formal sobre essa nova modalidade de adesão durante o evento.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Além disso, a cúpula abordará a crise no Oriente Médio, questões políticas e financeiras dentro do bloco, e os relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff, bem como as atividades do Conselho Empresarial do Brics e da Aliança Empresarial das Mulheres. A partir de 2025, o Brasil assumirá a presidência rotativa do Brics, com mandato de um ano.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.