A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, respondeu às críticas do líder do governo na Câmara, Kiki Bispo (União Brasil), sobre a regulação de saúde no estado. Durante a abertura da 3ª sessão legislativa na ALBA, nesta terça-feira (4), Roberta destacou os avanços da gestão, mencionando a construção de 33 novos hospitais, além da instalação de mais de 35 ressonâncias e 63 tomógrafos em diversas regiões. “Fico muito triste com o desconhecimento de um parlamentar sobre tudo que evoluímos na saúde. Todos os dados são públicos, e os investimentos mostram um avanço significativo”, afirmou.
A secretária também ressaltou o crescimento da rede de atendimento especializado, incluindo 26 policlínicas e seis novas unidades de oncologia. Segundo ela, a descentralização da estrutura hospitalar tem sido essencial para a melhoria da regulação. “Falar em regulação sem considerar a ampliação dos hospitais de média e alta complexidade é ignorar um dos principais aspectos do problema”, explicou Roberta, reforçando que o estado tem investido na modernização da rede pública.
Outro ponto destacado foi o aumento do pagamento das equipes de saúde da família, que passou de R$ 1.500 para R$ 5.000, buscando qualificar o atendimento nos municípios. “O governador Jerônimo está colocando os recursos necessários, mas também exige resultados concretos, como o controle de doenças que impactam diretamente nas emergências”, pontuou a secretária.
Por fim, Roberta garantiu total transparência na gestão da saúde e se colocou à disposição para apresentar os dados detalhados sobre os avanços do setor. “Temos a tranquilidade de que estamos fazendo a diferença, e tenho certeza de que, ao conhecer os números, o parlamentar Kiki Bispo mudará sua opinião sobre a saúde pública no estado”, concluiu.