A Praia de Buraquinho foi tomada pela fé e devoção neste domingo (2), durante as celebrações ao Dia de Yemanjá. Centenas de pessoas, entre fiéis, moradores e turistas, participaram das homenagens à Rainha do Mar, marcadas pela alvorada de fogos e o tradicional cortejo marítimo com oferendas. A festa, organizada pela Colônia de Pescadores de Lauro de Freitas com apoio da FENACAB, reafirmou a tradição e a importância cultural do evento.
O presidente da Colônia Z-57, Anderson Santana de Assis, conhecido como Pepi, destacou o esforço para garantir uma celebração especial. “Estamos há dois meses organizando esta festividade com os pescadores e o Terreiro São Jorge. Para nós é um momento gratificante de podermos saudar a Rainha das Águas e a cada ano nos esforçamos para que a festa fique ainda melhor”, afirmou.
A celebração atraiu visitantes como Natália Pereira, que veio de Ilhéus especialmente para a data. “Há dois anos uma amiga me apresentou esta celebração e eu fiquei encantada. Desde então não deixo de vir e agradecer pelas bençãos alcançadas”, contou a turista.
Além dos rituais religiosos, a festa também teve programação festiva. A partir das 10h, grupos musicais animaram o público, com destaque para Samba de Jorge, Liziane, Samba R-13, Genezio e Pepe Pagode. A mistura entre fé e celebração reforça o sincretismo religioso e cultural da Bahia, mantendo viva a tradição da Festa de Yemanjá em Buraquinho.
O evento contou com a presença da prefeita Débora Regis (União Brasil), do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), além de secretários municipais e vereadores. A celebração, além de seu caráter religioso, também movimenta a economia local e fortalece a identidade cultural de Lauro de Freitas.