A Santa Fé Mineração anunciou a implantação de uma unidade para produção de pellet feed, minério de ferro verde, na Bahia, com investimento de R$ 2 bilhões. A planta, que consumirá menos energia nos altos fornos das siderúrgicas, será instalada nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado. O projeto deve gerar cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
Com uma logística privilegiada, atravessada pela Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), e um minério magnetítico ideal para a produção sustentável, a mineradora está em fase final para obter a Licença de Instalação (LI). A expectativa é que a licença seja concedida nos próximos 90 dias, permitindo o início das obras da unidade fabril, com capacidade inicial de 1 milhão de toneladas de minério verde por ano, podendo ser triplicada no futuro.
De acordo com Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em desconcentrar a renda e atrair grandes investimentos. “A chegada da Santa Fé é um marco para a Bahia, com benefícios para a comunidade local e geração de empregos diretos e indiretos, ampliando o dinamismo econômico do estado”, afirmou o secretário.