A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) criticou a decisão do governo de revogar a medida de fiscalização sobre transações via Pix. Em um post publicado nas suas redes sociais nesta quinta-feira (16), ela classificou a decisão como uma vitória para a desinformação e práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
“Gravíssimo o governo ter revogado a medida de fiscalização do Pix! Isto significa que ganhou a mentira, a fake news, os que estão se aproveitando do Pix pra fazer lavagem de dinheiro, os sonegadores… É um absurdo a vitória do mau-caratismo e da manipulação das redes sociais”, afirmou Olívia.
Na última quarta-feira (15), o governo federal revogou uma norma que ampliava a fiscalização sobre transações financeiras, incluindo o Pix, monitorando transferências mensais acima de R$ 5.000 feitas por pessoas físicas. A decisão foi tomada após uma onda de desinformação nas redes sociais, alimentada principalmente por vídeos de políticos da oposição, como o deputado Nikolas Ferreira (PL), cujo vídeo atingiu mais de 300 milhões de visualizações, gerando pressão para o recuo.