O Governo do Estado da Bahia está em alerta máximo devido às fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior neste final de semana. Até as 18h deste sábado (11), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) registrou ocorrências em 37 cidades, com destaque para alagamentos. Em Jaguaquara, as chuvas provocaram desabrigados, desalojados e deixaram uma pessoa ferida. A previsão é de que o mau tempo persista até este domingo (12).
Os municípios afetados, até o momento, são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba.
O superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, Heber Santana, destacou o trabalho do órgão diante da situação. “Sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, temos atuado de forma constante e estratégica no atendimento aos municípios impactados pelas chuvas. As equipes do órgão estão de plantão, em contato direto com os coordenadores de Defesa Civil Municipal, secretários de Assistência Social, prefeitos e demais autoridades locais, fortalecendo, desta forma, as ações de resposta”, declarou.
Além disso, alertas meteorológicos têm sido compartilhados para ajudar na prevenção de novos incidentes, e a Coelba foi acionada para lidar com quedas de energia em áreas afetadas. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também está monitorando a situação, atuando na capital e no interior para atender emergências. A população pode acionar o serviço pelo número 193.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Na área de infraestrutura, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) registrou pontos de atoleiro na BA-283, entre Guaratinga e o povoado de São João do Sul. Apesar da passagem de veículos estar liberada, os motoristas devem trafegar com cautela. Os serviços de limpeza serão iniciados assim que as condições climáticas permitirem.