A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), realizou, nesta quarta-feira (8), uma reunião focada na prevenção à violência nos estádios. Durante o encontro, ocorrido no Quartel do Comando Geral da PM, em Salvador, foram discutidas estratégias para prevenir e combater a violência ligada a eventos esportivos, especialmente no contexto do futebol.
“Nós aproveitamos o recesso do futebol e programamos uma série de medidas que nós vamos tomar. A partir deste ano temos a questão do reconhecimento facial, aproximação com as torcidas. Nós fazemos reuniões periodicamente no Bepe, independente de algum tipo de problema”, explicou o tenente-coronel Francisco Menezes, comandante do Bepe.
O trabalho para garantir que os jogos ocorram sem registro de embate entre torcedores tem a parceria de diversos entes. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) é uma delas. A instituição é responsável pelos torneios e apoia as ações. “Trabalhamos em conjunto com a Segurança Pública, para que a segurança possa prevalecer dentro dos estádios”, afirmou Sílvio Mendes Júnior, coordenador da FBF.
Essa reunião de alinhamento das ações contou ainda com as participações de representantes dos clubes Bahia e Vitória, das torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis, além da Arena Fonte Nova, do Ministério Público do Estado (MPE), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da 16ª Vara Criminal – que detém competência exclusiva para processar e julgar as infrações penais da Lei Geral do Esporte, e da Polícia Civil (PC).