O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou nesta segunda-feira (6) sobre as eleições para o novo biênio 2025-2026 da União dos Municípios da Bahia (UPB). Sem manifestar apoio, ele destacou as forças dos nomes de Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, e Phellipe Brito (PSD), prefeito de Ituaçu, e destacou a necessidade de “criar unidade” para a composição.
“Eu tenho um encontro agora no final do mês. Eu não sei se eles vão adiantar a eleição. Os dois nomes mais fortes são o nome de Wilson, de Andaraí, e o nome de Phellipe, de Ituaçu. Da mesma forma, são dois nomes da base, dois nomes de partido da base aliada a minha. O Wilson com uma vasta experiência de prefeito, de consórcio. O Felipe com a energia boa, um governo jovem, com todo o dinamismo”, disse Jerônimo ao Panorama da Bahia.
O governador da Bahia apontou ainda que tem o objetivo de dirigir, mas não interferir no resultado da eleição. Ele revelou a existência de desgaste “natural da política”, mas que deve ser superado. A votação ocorre em fevereiro.
“Se a minha palavra servir, é criar unidade e ver como é que a gente compõe. Eu já acompanho a eleição dos consórcios, é diferente, porque os consórcios, a gente coloca dinheiro, percentual, de saúde, do de multifinalitário. Parte dos recursos, é recurso do Estado. Então, eu tenho interesse. Eu tenho que dirigir, mas não interferir querendo atrapalhar a eleição. Pelo contrário, eu sempre busquei que a unidade também pudesse acontecer. Num caso ou outro, pode ter tido ali um magoado, mas é natural também da política”, finalizou.
Assista: