A vereadora Débora Santana (PDT), recém-empossada, reforçou nesta quinta-feira (2), em entrevista ao Panorama da Bahia, suas prioridades para a saúde pública de Salvador. Durante a conversa, Débora destacou sua trajetória de 14 anos no Hospital Roberto Santos e mais quatro anos como representante da saúde na Câmara. “Nosso foco é garantir o cumprimento do piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologistas, que ainda estão sendo desvalorizados. A classe de radiologia também carece de mais atenção”, afirmou.
Débora também apontou a necessidade de corrigir a desigualdade salarial entre médicos que atuam em unidades de pronto atendimento (UPAs) da capital. “Não é possível que um pediatra ganhe X em uma UPA e outro médico, com a mesma carga horária, ganhe Y em outra. Precisamos de um equilíbrio salarial para todos os médicos”, disse. Ela relembrou um projeto de lei aprovado no ano passado para corrigir essas disparidades e garantiu que continuará cobrando o prefeito Bruno Reis para que a medida seja implementada.
Outro tema abordado pela vereadora foi a inclusão de profissionais recém-formados no mercado de trabalho. Débora criticou a exigência de experiência para vagas na área da saúde, ressaltando a dificuldade enfrentada por jovens após a graduação. “Como vamos ter experiência se não temos a oportunidade de trabalhar? Aprovamos um projeto de lei que exige que 20% das vagas em novas unidades de saúde, como maternidades, sejam para recém-formados”, explicou.
Assista:
Vereadora Débora Santana (PDT) defende piso salarial e mais oportunidades para profissionais da saúde em Salvador pic.twitter.com/nPsqHY22Tw
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) January 3, 2025