O governador Jerônimo Rodrigues realizou nesta segunda-feira (30), sua última agenda pública de 2024, reunindo mais de mil educadores para fazer um balanço das conquistas na rede estadual e traçar metas para o próximo ano. O encontro, por videoconferência, destacou a redução de 50% no abandono escolar como uma das prioridades para 2025, com base em iniciativas como ampliação do transporte escolar, programas pedagógicos e investimentos em infraestrutura.
“Fiz questão de encerrar minha agenda do ano com este encontro, reafirmando nosso compromisso com os estudantes. Embora ainda haja muito a fazer, os resultados alcançados nos dão esperança. Em 2025, continuaremos trabalhando para garantir que mais crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade”, declarou o governador.
Em 2024, mais de R$ 1,8 bilhão foram investidos na construção de 39 escolas e reformas em 44 unidades, além de instalações esportivas e ações para modernizar os espaços escolares. O trabalho resultou em avanços no Ideb, que subiu para 3,7 em 2023, frente a 3,2 em 2019. A secretária da Educação, Rowenna Brito, enfatizou a importância do planejamento integrado. “Os avanços que tivemos nos dão a certeza de que é possível garantir os direitos educacionais em todos os territórios da Bahia.”
As metas para 2025 incluem a ampliação do ensino integral, fortalecimento de políticas de permanência estudantil e maior uso de tecnologias educacionais. Aline Oliveira, diretora do NTE de Bom Jesus da Lapa, reforçou que os resultados são fruto de um esforço coletivo. “Conseguimos avançar na superação das deficiências na aprendizagem, mas ainda há trabalho a ser feito. Em 2025, priorizaremos estratégias articuladas para resultados ainda mais expressivos.”