A Polícia Militar da Bahia (PMBA) formou, nesta sexta-feira (20), 1.643 novos soldados, sendo 976 em Salvador e outros 667 em municípios do interior. A cerimônia na Vila Policial Militar do Bonfim contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que celebrou o reforço na segurança. “Estamos colocando pessoas qualificadas, preparadas e corajosas. Parabéns a cada soldado entregue hoje ao Estado da Bahia”, afirmou o governador.
Os novos policiais concluíram um curso que incluiu disciplinas como legislação, defesa pessoal, armamento e direitos humanos. Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, “esses homens e mulheres estarão prontos para proteger e servir o cidadão baiano, somando-se aos mais de seis mil profissionais integrados nos últimos dois anos”. Após a formatura, os soldados iniciarão o estágio operacional, sendo distribuídos pelos 18 Comandos Regionais da PM.
Destaques da turma receberam homenagens, como a aluna Lavínia Santos, condecorada com nota 9,8, e o subtenente Manoel Paixão dos Santos, homenageado pelos colegas. O soldado Fábio Oliveira, que veio de Petrolina para realizar seu sonho em Salvador, destacou a emoção do momento: “Sempre quis ingressar na Polícia Militar, e hoje realizo esse sonho”. A formatura reforça o compromisso da PMBA com uma segurança pública mais eficiente e integrada em todo o estado.