Salvador alcançou nesta segunda-feira (9) mais um avanço nas políticas de inclusão social. O Programa Vida Nova Empregabilidade, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura, certificou 50 pessoas que, antes em situação de rua, agora estão empregadas com carteira assinada dentro de unidades vinculadas à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Além de emprego formal, os participantes também foram contemplados com aluguel social pago mensalmente, além de apoio financeiro para compra de móveis e eletrodomésticos, acompanhamento socioemocional, capacitação profissional e incentivo à educação.
Durante o evento de certificação da primeira turma do programa, ocorrido no Centro Cultura da Câmara de Vereadores, no Centro, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, destacou o impacto da estratégia, que visa a progressão social da população em situação de vulnerabilidade.
“O Vida Nova Empregabilidade constrói autonomia com os assistidos e vai muito além da reinserção deles no mercado de trabalho. É sobre devolver dignidade e oferecer condições para um recomeço. Que as nossas equipes sempre tenham essa capacidade de acolher, de cuidar, de orientar, de perceber a individualidade de cada pessoa. Quem está na rua também tem uma história de vida”, destacou Ana Paula.