Na 15ª reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada em Brasília, nesta quinta-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do diálogo e cooperação para fortalecer as políticas públicas brasileiras. “Com diálogo e cooperação, vamos construir caminhos para um Brasil mais equilibrado e inclusivo”, disse Jerônimo durante o evento que contou com a participação de chefes do Executivo estadual, ministros do governo federal e especialistas.

Durante o fórum, no Centro de Convenções do Brasil, foi apresentada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A proposta visa estabelecer um Sistema Único de Segurança Pública (Susp), semelhante ao SUS, para melhorar a integração e eficácia no combate ao crime organizado através de um planejamento orçamentário unificado e mecanismos de monitoramento de resultados.
Jerônimo Rodrigues reforçou a necessidade de políticas integradas e com recursos garantidos para a segurança, saúde e desenvolvimento social. “A Bahia está comprometida em atuar de forma integrada e inteligente para enfrentar os desafios da segurança pública”, enfatizou, destacando a importância do alinhamento entre os governos estaduais e federal para efetivar as políticas públicas.
Além da segurança, o fórum abordou temas críticos na saúde e assistência social. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou estratégias de combate à dengue e Covid-19, enquanto o ministro Wellington Dias discutiu o Plano Brasil sem Fome, focando em geração de emprego e empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Um próximo encontro, marcado para 10 de dezembro, promete aprofundar as discussões sobre a PEC da Segurança Pública, visando fortalecer ainda mais o pacto federativo nas áreas discutidas.