O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, assegurou nesta segunda-feira (18), que os beneficiários do Bolsa Família não serão afetados pelos cortes orçamentários anunciados pelo governo. Durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o ministro destacou que o programa continuará beneficiando aqueles que cumprem os critérios estabelecidos, e afirmou que medidas de eficiência na gestão permitirão economizar até R$ 2 bilhões em 2025, principalmente através do combate à fraude e eficiência na redução da pobreza.
Wellington Dias reforçou a importância da manutenção dos benefícios, mencionando que “não haverá corte de quem tem direito. Quem tem o Bolsa Família vai continuar. A mesma coisa com o BPC, Benefício de Prestação Continuada, e outros programas sociais”. Além disso, o ministro explicou que a economia também virá do desligamento de beneficiários que conseguem superar a linha da pobreza, graças às oportunidades de emprego que melhoram sua condição de vida.
A manutenção e a inclusão de novos beneficiários no programa foram destacadas pelo ministro, que citou a adição de cerca de 400 mil famílias em outubro deste ano, em resposta à situação de insegurança alimentar. Wellington também enfatizou o papel do Bolsa Família na economia, permitindo que mais pessoas participem do mercado consumidor e destacou a necessidade dos cortes orçamentários para a melhoria das condições econômicas, contribuindo para o controle da inflação e para uma maior capacidade de investimento.