Nesta segunda-feira (18), tem início a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, reunindo 19 chefes de Estado e de Governo das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Durante o evento, o Brasil passa a presidência do grupo à África do Sul. O presidente russo, Vladimir Putin, será representado pelo chanceler Sergei Lavrov.
O combate à fome, à desigualdade e à pobreza é um dos três eixos centrais da presidência brasileira no G20. Outros temas incluem o enfrentamento às mudanças climáticas e a reforma da governança global. “A proposta de taxar bilionários com 2% sobre a renda busca financiar soluções sustentáveis”, defende o Brasil, baseado nas ideias do economista Gabriel Zucman.
A programação do evento inclui a recepção dos líderes pelo presidente Lula e o lançamento da Aliança Global contra a Fome. Reuniões sobre reforma da governança global e transição energética também estão previstas. O encerramento ocorre na terça-feira (19), com a transferência oficial da presidência do grupo.
Os debates serão realizados no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, sob forte esquema de segurança. Durante o evento, parte da cidade será interditada para garantir a mobilidade e segurança dos participantes, consolidando o Rio como palco de discussões globais.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Confira a programação:
18 de novembro (segunda-feira)
– 08h40: Cumprimentos aos líderes do G20
– 10h: Lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e 1ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Combate à Fome e à Pobreza
– 14H30: 2ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Reforma das Instituições de Governança Global
19 de novembro (terça-feira)
– 10h: 3ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Desenvolvimento Sustentável e Transição Energética
– 12h30: Sessão de encerramento da Cúpula de Líderes do G20 e cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul