A terceira edição da Feira de Agroecologia e Artesanato acontece em Salvador na próxima sexta-feira (9), das 9h às 17h, na Praça da Sé, no Centro Histórico. O evento reúne produtos de comunidades tradicionais quilombolas e pesqueiras da Bahia e Sergipe, com itens como hortaliças, mel, azeite de dendê, biojoias, cestas de palha, entre outros. “A feira é um espaço para valorização das práticas agroecológicas e resgate da identidade alimentar”, destacam os organizadores.
Além da comercialização de produtos, o evento oferece apresentações culturais como Capoeira e Samba de São Gonçalo, proporcionando um espaço de troca de saberes e fortalecimento das tradições. A feira surgiu em 2021, durante a pandemia, para dar visibilidade à economia solidária das comunidades que enfrentam desafios territoriais. Entre as participantes, estão cerca de 20 comunidades tradicionais de municípios baianos e sergipanos.
Realizada pelo Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras, a feira conta com o apoio financeiro de organizações como a Misereor e ActionAid e com o suporte do PROCULTURA, da Prefeitura de Salvador. Instituições como a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS/CNBB) contribuem para infraestrutura e financiamento de hortas agroecológicas, reforçando a importância da sustentabilidade para essas comunidades.
SERVIÇO:
– O quê: 3ª Feira de Agroecologia e Artesanato
– Quando: 9 de novembro (sábado), das 09h às 17h
– Onde: Praça da Sé – Centro Histórico de Salvador (ao lado do Memorial das Baianas de Acarajé)