O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), comentou nesta terça-feira (5) sobre a forte adesão dos deputados à sua candidatura para um terceiro mandato à frente da Casa. O apoio, no entanto, acirrou a disputa interna pela primeira vice-presidência, um cargo que pode ganhar importância caso o Supremo Tribunal Federal (STF) questione a recondução de Adolfo, como já fez em outras situações semelhantes. “Estão querendo me matar antes da hora”, brincou Adolfo sobre a disputa entre os parlamentares.
“São vários colegas que dizem que são meus amigos e já estão brigando para me substituir”, comentou o presidente da ALBA, destacando que o interesse pelo cargo de vice é motivado pela possibilidade de assumir temporariamente a liderança da Casa, caso o STF impeça sua permanência. “Eu sou muito tranquilo, e aceitaria outro nome, até porque todos têm direito de pleitear dirigir tão importante poder, mas meus colegas estão me apoiando e isso me honra muito”, afirmou Menezes.
Aprovada recentemente, a PEC que permite uma segunda reeleição abre caminho para que Adolfo busque o terceiro mandato consecutivo, caso seja reeleito em fevereiro de 2025. Se bem-sucedido, ele se tornará o quarto deputado estadual a comandar a ALBA por três ou mais mandatos, ao lado de figuras históricas como Orlando Spínola e Pamphilo de Carvalho. O recorde, no entanto, ainda pertence a Marcelo Nilo, com cinco mandatos consecutivos.
Assista ao vídeo: