A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) autorizou nesta terça-feira (5) o governo estadual a contrair um empréstimo de até R$ 1,165 bilhão junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos serão destinados a projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Embora o projeto tenha sido aprovado, a oposição e o deputado Hilton Coelho (PSOL) votaram contra, alegando falta de tempo para análise adequada da proposta.
O presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), reconheceu o pedido da oposição por uma tramitação mais detalhada, mas defendeu o empréstimo, destacando que a Bahia “tem as contas ajustadas e capacidade de endividamento” para investir na melhoria de vida dos cidadãos. Durante a sessão, foram também aprovadas a Comenda 2 de Julho ao desembargador Raimundo Cafezeiro e quatro requerimentos de urgência encaminhados pelo governo.
Entre os pedidos de urgência, o governo solicitou a criação de 2.400 cargos efetivos para a Polícia Civil e um novo programa Minha Casa Minha Vida Bahia. Outras aprovações incluíram um pedido de crédito de US$ 500 milhões junto ao BID e autorização para subsídios a empresas aéreas que operem linhas internacionais na Bahia, reforçando o compromisso com o desenvolvimento estadual.