Mais de 113 mil alunos da rede estadual participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3), em toda a Bahia. Com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” na redação, os candidatos também responderam questões de Linguagens e Ciências Humanas. A Bahia foi o terceiro estado com mais inscritos, totalizando 376.352 candidatos, um aumento de 38% em relação ao ano passado. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (10).
A secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou o compromisso do governo baiano com o acesso ao Ensino Superior. “Estamos mobilizados para que os estudantes ingressem na universidade. Além disso, oferecemos programas como o Mais Futuro e o Partiu Estágio, que garantem tanto o acesso quanto a permanência dos alunos no Ensino Superior”, afirmou a secretária durante a visita ao Colégio Estadual da Bahia, em Salvador, onde recepcionou estudantes.
Para incentivar a participação no Enem, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) distribuiu kits com caneta, água e lanche, e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), ofereceu transporte gratuito no metrô para os inscritos em Salvador e Lauro de Freitas. No interior, prefeituras disponibilizaram ônibus gratuitos para levar os candidatos até os locais de prova. Equipes da SEC estiveram em 63 escolas e estações de metrô para oferecer acolhimento e apoio aos estudantes.
A chefe de gabinete da SEC, Luciana Silva, acompanhou a recepção dos candidatos no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, reforçando o clima de acolhimento e motivação. “Estamos aqui para apoiar nossos estudantes, distribuir kits e transmitir energia positiva para que realizem uma boa prova”, declarou Luciana, destacando o esforço do Estado para que cada aluno tenha a estrutura necessária no caminho para o Ensino Superior.